terça-feira, 2 de junho de 2009

Os operadores

Os assistentes de contact center não são pessoas.

Os assistentes de contact center não merecem o respeito e a boa educação que um empregado de balcão merece, porque não têm cara, só voz - e usualmente uma bastante afável.

As pessoas (as que ligam para os contact center) no fundo no fundo, não querem resolver os seus problemas - sejam eles a configuração do acesso à internet ou o esclarecimento da factura do telemóvel. As pessoas querem ser mal-educadas com alguém, querem gritar, insultar e tudo o resto, menos resolver a situação.

As pessoas que ligam para os contact center sabem sempre mais que os operadores - com formação para aquela função - e como tal, são muito resistentes no que diz respeito a seguir as indicações dadas pelos operadores. Afinal, os operadores só lá estão para lhes roubar o dinheiro, mentir e fazer perder tempo.

As pessoas criam expectativas quanto ao que um operador lhe deverá responder. Se a resposta do operador não for de encontro ao esperado, o operador não sabe o que diz/faz.

cenário A

cliente - Quero rescindir o contrato porque o meu vizinho tem um serviço mais bonito com pintas verdes e a custar menos 20 centimos
operador - Poderá rescindir o seu serviço mediante o pagamento de uma penalização, uma vez que assinou um contrato connosco que implica fidelização.
cliente - São uns ladrões (ou) Ninguém me disse nada disso (ou) Vou falar com a Deco para ver se é mesmo assim (ou) uma qualquer resposta idiota do género.

cenário B

operador - Queira por favor abrir a linha de comandos para fazermos um trace route.
cliente - não me trate como se fosse parvo que eu sou de Informática e sei muito bem que o que me vai pedir não resolve nada.
operador - De modo a realizar um despiste adequado, terei de insistir que o faça.
cliente - Mas está a gozar comigo?
operador - ...
cliente - Já sei que não vai resolver nada mas vou-lhe fazer a vontade
operador - Obrigado, queira então por favor abrir a linha de comandos.
cliente - Como faço isso?
operador - ... (então não eras de Informática e sabias tudo?)
operador - Qual o sistema operativo que está a utilizar?
cliente - O que é que isso interessa?
operador - ...
operador - Para o poder ajudar a abrir a linha de comandos, tenho de saber qual o sistema operativo.
Cliente - Mas não têm essa informação aí?
operador - Não. Não temos acesso a esse tipo de informação.
cliente - Como é que eu vejo isso? Eu sei lá qual é o sistema operativo... é o Google.

cenário C

(após tentativas goradas de ajudar o cliente)

cliente - já vi que não me consegue ajudar por isso o melhor é rescindir o serviço.
operador - compreenda por favor que o facto de ter PINGs elevados ao ligar-se a um servidor de jogos nos Estados Unidos sai fora do controlo da nossa rede.
cliente - isso a mim não me interessa, eu pago um serviço e quero tê-lo.
operador - mas o(a) senhor(a) tem o serviço, nós não podemos é assegurar a qualidade do serviço existente em computadores ou infra-estruturas que não controlamos.

E por aí fora... infelizmente estes cenários não são hipotéticos; verificam-se todos os dias por esses contact centres fora.

A maioria das pessoas não é compreensiva porque é ignorante, lamento dizê-lo. Não compreendem o funcionamento de um serviço (seja a web, o GPRS, o que for), não compreendem os contratos que assinam porque não os lêem e depois, quando as coisas não são como imaginam que devam ser, insultam os operadores...

Os operadores são os únicos que têm a capacidade de ajudar as pessoas.
Os operadores são os únicos, em toda a estrutura, que "estão lá" para as pessoas, cuja função é ajudar as pessoas.
As pessoas não compreendem isso.
As pessoas entendem que os operadores são o entrave à resolução da sua situação e, como tal, fazem os possíveis e impossíveis por hostilizar os operadores.

Os operadores não têm cara como disse anteriormente, e então são alvos fáceis para a raiva frustrada das pessoas.

Bem... os operadores também são pessoas, com as suas frustrações pessoais, ambições e expectativas.
Os operadores também têm sentimentos.
Os operadores também se irritam e enervam, embora a sua formação lhes dê os mecanismos que os mantêm zen em linha.

Nem todas as pessoas são parvas concerteza, nem todos os clientes energúmenos - um bem haja às pessoas decentes que por aí andam, que vão sendo cada vez menos.

A maioria infelizmente, comporta-se com um operador telefónico, como nunca seria capaz numa loja, ou repartição das finanças, por causa do anonimato... nunca se esqueçam é que esse anonimato não é bilateral: os operadores telefónicos têm acesso aos vossos dados pessoais, à vossa morada e ao vosso número de telefone.

Vamos todos ser civilizados para variar?

4 comentários:

tino disse...

como diria o velho Herodes..... ou te calas, ou te prejudicas.....

Anónimo disse...

Muito bem dito ou escrito neste caso,uma constante nos call centers é a cobardia por trás do telefone....

Shonas disse...

Epah ta tudo dito ai .. é as cenas do costume .. eles sabem tudo e o operador nunca sabe nada .. como a celebre vez em que me liga um eng. informatico da pt que teve comigo em linha 45 minutos para mudar a merda de um cabo de rede de um router para um pc, mas cima dessa situação a arrogância das pessoas ainda é mais engraçada .. tal como ja tinha uma vez proposto em tom de brincadeira .. devia ser criadas multas para esses clientes que por sua má educação, covardia, etc.. podesse ser penalizado pelas suas condutas perante os operadores. Havendo coimas a pagar de certeza que os animos ja se mantinham mais amenos e nao havia metade da porcaria que existe hoje em dia.

jr disse...

Mt acertado tudo aquilo que aqui está escrito! Quero apenas de acrescentar mais um ponto: Porquê que todos eles acham q pelo nome se chega rapidamente ao contrato em causa??? É assim tão complicado ter uma factura na mão quando se contacta uma linha de apoio daquele serviço? Sabem quantas Marias e/ou Josés existem na base de dados de clts de qualquer empresa?? Inacreditável as coisas q se ouvem dos clts, qd a nossa função é apenas prestar a informação pretendida...

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin