domingo, 31 de maio de 2009

Estranho Quotidiano

Um dia fiquei com o automóvel avariado e a precisar de reboque.Esse serviço estava previsto pelo concessionário da marca,pelo que o requisitei através do numero de telefone indicado.Fizeram me perguntas e disseram me que iriam contactar com outra grande empresa com quem tinham contratualizado o serviço.
A outra empresa contactou me pouco depois,fez mais perguntas e dispôs se a resolver o assunto, se eu aguardasse novo telefonema.De empresa em empresa,nem já me lembro se mais alguma se intrometeu.O certo é que,passado algum tempo,lá me telefonaram a perguntar onde tinha o carro.Pouco depois apareceu o pronto-socorro com o respectivo motorista que era,simultaneamente,quem trabalhava.
Curioso com a roda das empresas,perguntei lhe para qual delas trabalhava.Respondeu me que,ele próprio,era uma empresa-uma micro empresa.que prestava serviços a quem o contratava.Tinha investido-tinha comprado o pronto-socorro- e era trabalhador da sua empresa.
Fiquei então a saber várias coisas.A primeira é que a única empresa que,de facto,produzia trabalho visivel,estava no fim da hierarquia e era unipessoal.Mas era,também,a única que possuia maquinaria.A segunda é que as grandes empresas,aquelas que têm o nome e lucros,não fazem senão conversar ao telefone e contabilizar.Nem têm de fazer investimentos produtivos.Só não consegui saber se os operadores telefónicos se encontram sediados em Cabo Verde.Mas deu para entender como vai o mundo das empresas-e do trabalho.

J.L. Pio Abreu "Psiquiatra e professor universitário"

1 comentário:

bárbara disse...

Por "maquinaria" falamos do reboque mas o facto é que a central telefónica para onde ligamos quando temos um problema destes também é maquinaria e também foi um investimento.

Este tipo de outsourcing, a meu ver, é salutar. Permite aos gajos dos reboques terem mais clientes do que alguma vez sonhariam caso apenas estivessem dependentes dos seus próprios meios de divulgação e não dos das grandes seguradoras.

Mau outsourcing para mim é quando uma empresa tem funcionários a trabalhar nas suas próprias instalações com contratos temporários de empresas externas, vulgo agências de trabalho temporário.
Essas sim, fazem guito que não acaba sem gastar um cêntimo. PQP!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin