sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Internet: falhas frequentes e operadoras pouco fiáveis
TMN, Kanguru e Sapo lideram ligações falhadas mas Cabovisão e Zon atendem mal os clientes
Ligações falhadas e dificuldade em contactar o apoio ao cliente são dois dos problemas mais importantes no uso da Internet, detectados por um estudo de associações de defesa do consumidor a nível europeu. A DECO participou e obteve respostas de 1.236 portugueses.
Os resultados do estudo, publicado na DECO/PROTESTE de Outubro, mostram que TMN, Kanguru e Sapo lideram as tentativas mal sucedidas de acesso à Internet, enquanto a Cabovisão e Zon mostram mais dificuldade em atender aos pedidos de ajuda dos clientes.
«Não é por acaso que estes quatro operadores, globalmente, menos agradam aos seus utilizadores», refere a DECO.
TVTel, Meo, Vodafone e ARTelecom lideram na satisfação
Em contrapartida, a TVTel lidera na satisfação. «Numa época em que não ter Internet é uma forma de exclusão, uma boa ligação ocupa um lugar central na vida de um número cada vez maior de pessoas».
No estudo, a DECO diz que Meo, TVTel, Vodafone e ARTelecom são as operadoras que mais inquiridos recomendam com toda a certeza. Aqui, a TMN mantém-se de pedra e cal em último lugar: é o fornecedor que mais utilizadores não aconselham aos seus amigos. Ligações falhadas e lentas são os principais motivos a gerar insatisfação nos clientes. Algo de idêntico se passa com outras operadoras, como Kanguru, Sapo e Zon.
«O serviço prestado pelos fornecedores em Portugal peca em aspectos fundamentais, que o presente inquérito vem confirmar. Falhas nas ligações, a lentidão destas, a pouca eficácia do serviço de apoio ao cliente e alguma facturação incorrecta são as principais queixas de cerca de mais de 1.200 utilizadores. O último problema é motivo recorrente para os nossos associados pedirem ajuda ao serviço de informações», conclui a DECO.
A associação deixa, por isso, um conselho aos consumidores: «Não desista em caso de problemas. Perante uma situação de incumprimento, peça a anulação do contrato e, se aplicável, o reembolso do dinheiro. Como alternativa, pode exigir a redução do preço. Apresente também queixa à Direcção-Geral do Consumidor (213564600)».
Anúncios enganadores e contratos com cláusulas abusivas
Os anúncios a serviços cada vez mais velozes são uma constante, mas a verdade é que há muitos problemas nas ligações. Por isso, a DECO defende «um regulamento de qualidade de serviço, que imponha um valor médio e mínimo, com base na percentagem de velocidade anunciada. Para cumprir o regulamento, os serviços teriam de respeitar o valor médio. Abaixo do mínimo, o serviço seria considerado indisponível e não sujeito a facturação».
Por fim, a DECO denuncia que, apesar de os contratos serem sujeitos à aprovação da Anacom, «continuam manchados com cláusulas abusivas e pouco transparentes».
«As razões de queixa dos nossos operadores são significativas pela pouca fiabilidade e pelo preço excessivo que cobram. Aliás, mesmo com computador, a principal razão apontada para não terem Net é o facto de os custos serem muito elevados», revela a DECO.
P.S:Obtido de outro site:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=1091503&div_id=4058
sábado, 19 de setembro de 2009
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Call Centers,parte 2
Peça fundamental para o funcionamento dos acima citados são os supervisores.Estes são constituidos por uma grande dose de estupidez,burrice,falta de auto-estima e estado permanente de otarisse que, se não me engano, é nata e não adquirida pelo seu habitat natural.Conseguem transportar para o trabalho(imagino na vida pessoal)todos os seus problemas e defeitos tornando este um local bastante desagradável para nós,operadores desta magnifica instituição nacional que é a PT nos seus multiplos subgéneros de serviços á sociedade...
Tornando-se um grupo á parte e pensando que são especiais pelas funções muito honradas que prestam,os supervisores são uma espécie em vias de aumento em contraste com muito que sofrem o efeito contrário.Adoro ver as transformações de colegas que ainda "ontem" sentavam-se ao meu lado e eram simpáticos,afáveis e até engraçados e que com a subida de posto sofrem as ditas mutações dignas de constarem em filmes como x-men 1 e 2....
Claro que existem sempre raras excepções e estas são sempre benvindas pois gosto quando as pessoas são competentes e profissionais na sua função.
Ser supervisor aumenta o ego mas faz mal...só encontro comparação com alguns tipos de droga que dizem saber bem mas fazem terrivelmente mal aos individuos!
Um conselho para os ditos:olhem á vossa volta de olhos bem abertos e vejam o quão são odiados e gozados e menosprezados e mudem de atitude,ok?
Querer ser bom naquilo que se faz é natural,agora fazê-lo por pura ambição de poder mesquinho é outra.
P.S:Obtido de outro blog:http://kafunfo.blogs.sapo.pt/
os chamados call centers
trabalhar num call center é como estar no centro de algo bastante subjectivo...passo a explicar:no inicio é tudo muito bonito,muito giro,malta nova,altamente.Passado algum tempo começas a aperceber-te das aldrabices(e das grandes) que a empresa em que estás metido faz,ao ponto de até teres vergonha de algumas respostas que és "obrigado" a dar pois caso contrário pôem-te na alheta e bye bye money no fim do mês(salários são péssimos e uma mulher a dias tira o triplo se fôr preciso!!!).Nos dias de hoje tornei-me insensivel aos problemas dos outros e estou-me profundamente a cagar se os clientes estão contentes ou não com os serviços prestados,se vão apresentar a situação á DECO ainda melhor pois pode ser que descubram a fraude que são este tipo de serviços e pode ser que este "monstro" acabe.Mas duvido...consta que em 7 anos nunca perderam um caso em tribunal,de lembrar que o estado é o maior accionista e dai o maior f.d.p deles todos.Enfim,mais um dia feliz da vida de um anónimo num call center deste Pais :))
P.S:Obtido de outro blog:http://kafunfo.blogs.sapo.pt/
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Chewbacca e a Tv Cabo
Ligar para a linha de apoio a clientes da TV CABO é como ligar para um planeta distante.Para outra galáxia. Onde tudo é diferente. As pessoas, a língua e principalmente a disponibilidade para arranjar o meu modem wireless.
Muitas vezes sinto, após mais uma chamada para esta linha, que a conversa teria sido bem mais produtiva se do outro lado estivesse um surdo-mudo da Guatemala.
Sinto-me como se tivesse acabado de ligar para a Rádio Beira Litoral no decorrer do programa de discos pedidos e tivesse pedido para tocarem a "Habanera" de Bizet ou o "Bolero" de Ravel. Logo a seguir a terem passado o "Tu És Mentirosa" do Armando Gama E Valentina , do albúm " Tu Tens Outra" - CD, Espacial, 1998).
Outras vezes sinto que por qualquer engano na linha, acabei a falar para a nave "Millenium Falcon" do Star Wars.
Porque já por muitas vezes tenho pensado ao desligar, que estive efectivamente a falar durante alguns minutos com o Chewbacca (Chewie para os amigos). O co-piloto peludo e simpático da nave liderada por Han Solo.
Isto dado o teor da conversa.
E principalmente pela dificuldade de me conseguir fazer explicar e compreender. E ainda de entender o que quer que seja que me estão a tentar dizer do outro lado da linha.
Surpreendentemente ou não, nunca nem por uma vez aconteceu ligar e ver de imediato o meu problema resolvido. Ou uma dúvida esclarecida.
O sentimento com que fico só o consigo comparar ao que provavelmente sentem os jornalistas americanos quando pedem para fazer filmagens na Coreia do Norte (ou os jornalistas portugueses continentais no arquipélago da Madeira).
Ou o que sente um refugiado Cubano quando pede asilo político nos EUA.
Ou ainda o que vai na alma do Bibi quando em plena reunião de pais e encarregados de educação de um jardim Escola se levanta e pergunta: "A que horas é o recreio?"
São estranhas as conversas. E igualmente estranhas são as pessoas com quem falamos.
Mas normalmente começa sempre bem e de forma educada:
"Boa tarde, linha de apoio TVCABO, fala a Sheila Patricia, em que posso ser útil ?"
Depois de descrevermos o motivo que nos levou a ligar para a linha de apoio, aí sim, começa a derrocada.
E aqui já não há muito a fazer. Já nos apercebemos que o problema que tinhamos e que nos fez ligar inicialmente passou a ser o menor dos nossos problemas.
O "big issue" começou efectivamente quando o Chewbacca atendeu o telefone e grunhiu do outro lado da linha.
Normalmente a meio da chamada até já nos esquecemos do que nos fez ligar. Isto porque o Chewbacca, feliz da vida que fica por nos ouvir, faz questão de nos pôr a falar com todos os membros da tripulação e assim podermos explicar 5 ou 6 vezes o que nos vai perturbando.
Falamos com o Obi-Wan Kenobi da "Facturação", com o Luke Skywalker do "apoio técnico" e com a princesa Leia do "apoio comercial". Pelo meio levamos com o C-3PO a fazer barulhos metálicos como se estivesse com uma Disenteria e normalmente a coisa só termina quando pedimos para falar com o Lowbacca ou o Darth Vader da área das "Reclamações".
O problema esse é que continua por resolver.
E nesta altura do campeonato já gastámos 17€ do saldo do telemovél.
Vejo isto como uma forma súbtil de fazerem os clientes aderir ao "telefone fixo com chamadas nacionais gratuitas". Desta forma podemos ligar gratuitamente para a linha de apoio e falar horas a fio com o Chewbacca e com o resto da rapaziada da nave.
O objectivo é vencer-nos pelo cansaço. Dizem-nos que o tempo de espera da chamada é de 5 minutos. Dão-nos música foleira durante 20 minutos.
E depois de falarmos uma hora sem que ninguém nos ouça ou entenda, acabarmos por desistir.
Seja porque o saldo do telemóvel se esgotou, o telefone portátil acabou de cair para a panela com sopa de agrião, o miúdo se borrou todo outra vez ou porque o jogo da Champions está quase a começar na televisão (e como não temos sinal acabamos por ir para o café da esquina).
A verdade é que esta linha de apoio não resolve problema nenhum.
Isto porque a própria linha é um problema.
Foi criada para ser um problema para os clientes que têm um ou vários problemas.
E enquanto este problema da própria linha de apoio ser ela própria um problema subsistir, nenhum outro problema pode ser tratado. Por muito grave que o problema seja.
E este é que é o problema.
P.S:Obtido de outro blog:http://portugalpateta.blogspot.com/2009/05/chewbacca-e-tv-cabo.html
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Quando a realidade ultrapassa a ficcao no Call Center da OPTIMUS...
Assistente: "Qual é o seu numero de contribuinte?"
Cliente: "O meu ou o do telemóvel?"
Assistente: "Eu estou a falar com...?"
Cliente: "MIGO, está a falar COMIGO."
Cliente: "Que quer dizer só chamadas de emergência?"
Assistente: "Significa que o telemóvel da senhora não está a apanhar
rede
da Optimus. Neste momento e só pode fazer chamadas de emergência!"
Cliente: "Ai que alívio! Pensei que era uma mensagem a dizer para ligar para
o hospital...! Estava aqui tão aflita a pensar: mas quem é que será? Quem é
que estará nas emergências????"
Informação sobre equipamentos *
Cliente: "Tenho jogos no meu telemóvel. Para jogar pago alguma coisa?"
Cliente: "Olhe o visor do meu Nokia tem um garfo e uma colher no visor..."
Depois de muito matutar em todas a possibilidades, o assistente
verificou
que se trata da chave que indica teclado bloqueado e da antena que indica a
rede disponível.
*Pedido de Confidencialidade *
Cliente: "Menina, queria que o meu número não aparecesse nos retrovisores
dos outros telemóveis."
Assistente: "Pode-me dizer por favor o número que consta no cartão do
telemóvel?"
Cliente: "O Sr. quer que eu tire o chispe que tá dentro do telemóvel?"
Assistente: "Pode-me dizer por favor o número que consta no cartão do
telemóvel?"
Cliente: "O meu telemóvel não é de cartão, é de assinatura!"
*Informação
sobre Roaming *
Cliente: "Olhe, queria saber se já tenho o Room Service activado..."
*
Alternativas para designações conhecidas *
PIN: Pino, Pim, Ping, Pinho, Pingo
PUK: Pum, Punk
Asterisco: Arcebispo, Asteristico, Astriste, Pirix, Strico
Cardinal: Cardeal, Terminal, Cifrão
Pioneiro: Pinoleiro, "Pioneiro Maxi"
Optimus: Osmus, Olympus
....... e deixei para o fim a melhor do lote:
Assistente: "Qual é a marca do seu equipamento?"
Cliente: "É um... um... Brosch..."
Assistente: "Um Bosch 509?"
P.S:Obtido de outro site:http://dahh.net/anedotas/call-centers/
Etiquetas:
callcenter,
funny,
optimus,
realidade
Anedota de mau gosto
A noite passada estive deprimido e liguei para o SOS Voz Amiga (800 20 26 69).
Fui atendido por um call center no Paquistão…
Disse-lhes que me queria suicidar.
Receberam a notícia com entusiasmo e perguntaram-me se sabia conduzir um camião.
PS:Obtido de outro site:http://www.forumlusitana.org/conversas-da-treta-f2/anedotas-de-mau-gosto-t88-240.htm
sábado, 12 de setembro de 2009
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)